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Segurados denunciam INSS por demora na concessão de benefícios


Por Gazeta Digital - Helena Dorileo

Segurados denunciam INSS por demora na concessão de benefícios

Foto: GD

Quem precisa dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem encontrando dificuldades para prosseguir com os processos. Especialmente depois da greve iniciada em julho de 2015 e encerrada em janeiro deste ano, existe uma demanda represada na instituição, que inclui os mais variados benefícios oferecidos pela Previdência.

Luiza Souza*, de 65 anos, tenta dar entrada na aposentadoria por tempo de serviço desde janeiro do ano passado. Por ter trabalhado 8 anos no exterior, precisa converter as horas de trabalho para o equivalente no Brasil. Entretanto, quando esteve na agência no centro de Cuiabá, disseram a ela que isso só poderia ser feito em Minas Gerais. Ela foi até Belo Horizonte e, lá, a orientaram a entrar com o Loas que é o Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas), que garante um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo. Mas, conforme a orientaram, isso só seria possível com auxílio de um advogado. Ela não quis o acompanhamento deste profissional. De lá para cá já foram marcadas 4 audiências. Em nenhuma das ocasiões, houve esclarecimento sobre quais os documentos necessários para dar entrada no Loas. A próxima está agendada para o dia 15 deste mês.

A advogada previdenciária Camila Santos explica que os funcionários estão tentando enganar Luiza. “É possível pode fazer todo o processo de entrada no Loas sozinha, não há necessidade de advogado”, garante a advogada.

Jane Lima*, por outro lado, levou todos os documentos necessários para dar entrada na aposentadoria ainda no ano passado. Disseram e ela que responderiam entre 45 dias e 2 meses se faltava algum documento. Até hoje, mais de 6 meses depois, ela não obteve essa resposta.

Camila Santos confirma que todo o processo administrativo demora uma média de 60 dias e, após isso, o INSS tem até 45 dias para pagar. “Ela deve ir até a agência e solicitar o processo administrativo com urgência”, diz a advogada.

Estes são alguns dos milhares de processos que tramitam nas agências do INSS que não são resolvidos conforme prevê a lei da previdência. A reportagem do GD entrou em contato com a assessoria de imprensa regional solicitando dados referentes à demanda reprimida, entretanto, mas não nos foi informado.

Também não nos foi informado se o que promove ainda mais esse atraso é o déficit no número de servidores.

O INSS respondeu através de nota que “reconhece que o longo período de greve trouxe prejuízos ao atendimento da população”, mas que “tem envidado todos os esforços na reposição das atividades não realizadas durante a greve para a normalização do atendimento”, como a realização de mutirões de atendimento e antecipação de agendamentos com datas programadas para atendimento mais distanciadas. O Instituto esclarece, ainda, que os efeitos financeiros decorrentes dos benefícios concedidos retroagem à primeira data agendada.

* As pessoas que procuraram a reportagem preferem não ser identificadas.

Leia a nota do INSS na íntegra
O INSS reconhece que o longo período de greves - que teve início em julho de 2015 e perdurou até meados de janeiro de 2016 - trouxe prejuízos ao atendimento da população.

Assim, desde a assinatura dos Acordos que puseram fim à paralisação dos servidores das Carreiras do Seguro Social e de Perito Médico, o INSS tem envidado todos os esforços na reposição das atividades não realizadas durante a greve para a normalização do atendimento. Um exemplo desses esforços é a realização de mutirões de atendimento. 

Outra medida adotada com esse intuito é a antecipação de agendamentos com datas programadas para atendimento mais distanciadas.

Para que essa antecipação possa ocorrer, reforçamos a orientação que os segurados ao realizarem o agendamento dos atendimentos através da Central de Teleatendimento do INSS (número 135) ou através do site http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/agendamento/, informem os dados para contato, em especial, número do telefone. Pois a antecipação do atendimento agendado é informada diretamente ao segurado.

O Instituto esclarece, ainda, que os efeitos financeiros decorrentes dos benefícios concedidos retroagem à primeira data agendada.

Por fim, a Central de Atendimento 135 está à disposição para orientar a população e também para realizar os agendamentos e/ou reagendamentos necessários.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação Social - GEX Cuiabá/MT